O ZERO À ESQUERDA -- 14/07/2001

 

Você já foi alguma vez chamado de “zero à esquerda”? Certamente já ouviu essa expressão em relação a outra pessoa. Significa que não tem valor algum. Mas o zero à esquerda, algumas vezes tem seu lugar. No entanto, freqüentemente é colocado onde não poderia estar. Veja como não é difícil escapar desses erros.

O zero à esquerda não acrescenta nada mesmo ao número. Aí está o significado atribuído a uma pessoa assim chamada. Além de não acrescentar nada, contrariamente, é utilizado para decrescer. Observe “0,5”. O zero à esquerda reduziu o número “5” a um décimo do seu valor absoluto. Eu disse na maioria das vezes, porque há casos em que se usa adequadamente o zero à esquerda sem reduzir o número. Observe “05/05” (cinco de maio), às “08:05 h” (às oito horas e cinco minutos). Todavia, é errado escrever que um determinado acontecimento durou “05 dias” ou “05 horas”. Outrossim, vejo na Justiça cometerem o erro de numerar os autos escrevendo páginas 05, 06, 07, etc.

Você poderá estar se perguntando por que aqui está errado e ali está certo. Contudo, ao ler a explicação, com certeza achará bem simples. O zero à esquerda, além de em números decimais, é escrito em séries de números limitados, como em referência aos meses, aos dias e às horas (12 meses do ano, 30 dias do mês e 24 horas do dia, séries limitadas a dois dígitos): “05/08, às 08:05h” (cinco de agosto às oito horas e cinco minutos). Mas, se você escrever “página 05”, estará cometendo erro, porque as páginas de um livro não se limitam a dois dígitos, podendo chegar a três, quatro ou mais (123, 1357, 10234, etc.). Semelhantemente não pode escrever que tal fato durou 05 dias, porque poderia ter durado 50 dias ou 500 dias, uma seqüência infinita.

Veja agora a diferença de duas frases parecidas: “Eu trabalho de 8 a 12 horas”. “Eu trabalho das 08:00 às 12:00 horas”. Na primeira frase, estou dizendo que tenho uma jornada de trabalho variável, podendo trabalhar do mínimo de oito horas até o máximo de doze horas. Na segunda, estou dizendo que tenho uma jornada laboral de 4 (quatro) horas, com início às 08:00h e término às 12:00h.

Como muita gente erra ao pôr zero à esquerda, espero que este texto não tenha sido um “zero à esquerda” para os leitores, mas esteja acrescentando conhecimento gramatical.

 

Ver mais AJUDA GRAMATICAL

 

..

.