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20 CONSELHOS DE HARVARD E CAMBRIDGE

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As  universidades de Harvard e Cambridge publicaram  recentemente  um  compêndio com 20  conselhos saudáveis para melhorar a quantidade de vida de forma prática e habitual:


1 - um  copo de suco de laranja

 diariamente para aumentar o ferro e  repor a vitamina C.

 

2- salpicar canela no café

(mantém  baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no  sangue).

 

3- trocar o  pãozinho tradicional pelo pão  integral
 O  pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e  quase 2 vezes mais ferro que tem o  pão branco.


4-  mastigar os vegetais por mais tempo
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Isto  aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no  corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se  cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo  têm..

 
5- adotar a regra  dos 80%:
 servir-se  menos 20% da comida que costuma comer, evita  transtornos  gastrintestinais,  prolonga  a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de  coração.

 
6- LARANJA o futuro está na  laranja, que reduz em 30% o risco  de câncer de pulmão.

7-  fazer refeições coloridas como o  arco-íris .  
 
Comer  DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo,  verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor  mistura de antioxidantes, vitaminas e  minerais.

 
8- comer pizza,  macarronada ou qualquer outra coisa com molho de  tomate. .  
 Mas  escolha as pizzas de massa fininha.  O Licopeno, um  antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o  crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo  corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para  pizza .

 
9-  limpar sua escova de dentes e trocá-la  regularmente .
 
As  escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes.   Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos  quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro),  sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de  outras escovas.

10- realizar  atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua  memória...  Faça alguns testes ou  quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma  habilidade nova...  Leia um livro e memorize parágrafos;  escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos  também, pois é interessante conversar com alguém que tem  assunto.

11- usar fio dental  e não mastigar chicletes .  
 Acreditem  ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que  mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de  arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos,  o que pode preceder a um ataque do coração.  Usar fio  dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque  remove as bactérias que atacam aos dentes e o  corpo.

12-  rir.  
 Uma boa  gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício  físico:
 100  a 200  gargalhadas equivalem  a 10 minutos de corrida.  
 Baixa o  estresse e acorda células naturais de defesa e os  anticorpos.


 
13- não descascar  com  antecipação.  
 
Os  vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e  descascados na hora em que forem consumidos.  Isso  aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de  fruta têm que ser tomados assim que são  preparados.
 
14-  ligar para seus parentes/pais de vez em  quando.  
 Um estudo  da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das  pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes  queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão,  alcoolismo ou doenças cardíacas em idade  temporã .

 
15-  desfrutar de uma xícara de  chá.  
 
O chá  comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e  beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de  doenças coronárias.  Cientistas israelenses também  concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques  ao coração.

 
16-  ter um animal de  estimação.  
 As  pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse  e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da  Cambridge University.  Os mascotes fazem você sentir  se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do  sangue.  
 Os  cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar  um bom resultado.

17- colocar  tomate ou verdura frescas no  sanduíche.  
 Uma  porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronár ia em  30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens  outras são conseguidas atraves de verduras  frescas.

 
18- reorganizar a  geladeira .  
 
As  verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias  nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os  flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem.   Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela  caixa bem embaixo ou guardar em um tupperware escuro e bem  fechado.

 
19- comer como um  passarinho.  
 A  semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e  cereais são nutrientes e antioxidantes.  E comer nozes  entre as refeições reduz o risco de  diabetes.

 
20- e, por último,  um mix de pequenas dicas para alongar a  vida:   
  
-comer  chocolate.
 Duas barras por semana estendem um ano  a vida.  
 O amargo é fonte de ferro, magnésio e  potássio.


 
- pensar  positivamente .  
 Pessoas otimistas podem viver até 12  anos mais que os  pessimistas,
 que, além disso, pegam gripes e  resfriados mais facilmente, são  menos
 queridos e mais  amargos.

 
- ser  sociável.  
 Pessoas com fortes laços sociais ou  redes de amigos têm vidas
 mais saudáveis que as pessoas  solitárias ou que só têm contato com a  família.

 
- conhecer a si  mesmo .  
 Os verdadeiros crentes e aqueles que  priorizam o 'ser' sobre o  'ter'
 têm 35% de probabilidade de viver mais  tempo, e de ter qualidade
 de  vida.


'Não parece tão  sacrificante, não é verdade?  Uma vez  incorporados,
 os  conselhos, facilmente tornam-se  hábitos...  
 É  exatamente o que diz uma certa frase de  Sêneca:'

'Escolha a melhor  forma de viver e
  o costume a  tornará agradável'!
 
 
"Crie  bons hábitos e torne-se  escravo
 deles,  como costumamos ser dos  maus
 hábitos".


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