.

.

POSTURA ADEQUADA DIANTE DO COMPUTADOR

Como manter uma postura adequada diante do computador
Computador é ferramenta essencial nos mais variados ambientes e com tanta comodidade, por vezes, são adotadas posturas incorretas no uso das máquinas
21/05/2011 - Dr. Paulo Satiro*

A tecnologia trouxe praticidade. O computador é ferramenta essencial nos mais variados ambientes e com tanta comodidade, por vezes, são adotadas posturas incorretas no uso das máquinas, sem perceber que ao longo do tempo podem ocasionar consequências desfavoráveis à saúde prejudicando a coluna.

Além disso, os desvios levam ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, quadris, joelhos e pés. E por tempo prolongado geram alterações que provocam o enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos e ainda propiciam dor no pescoço, costas, antebraços e punhos, limitações de movimento e sensação de cansaço, desconforto e também distúrbios como cifose, lordose, além de hérnia de disco.

A seguir, dicas do ortopedista especialista em coluna, Dr. Paulo Satiro de como utilizar essa ferramenta de forma positiva.

1º Passo: Verificar a posição do teclado, tela e cadeira

Cadeira – Essa sempre tem que ter encosto, deve-se sentar colocando as costas bem rentes ao encosto. Também é importante deixar o cotovelo ao lado do tronco, com o antebraço formando um ângulo de 90 graus com o braço.

Pés - Eles devem estar sempre à frente da cadeira e firmes apoiados totalmente no chão, isso distribuirá o peso do corpo nas pernas.

Monitor - O monitor deve ficar na altura dos olhos. No caso do notebook é aconselhável um suporte ergométrico e a utilização do mouse.

Outro ponto importante é fazer uma pausa do uso e praticar alguns exercícios simples de alongamento e também respeitar o ciclo biológico, não passar horas interruptas nem ficar a madrugada inteira na atividade.

Vale lembrar que os efeitos em longo prazo podem também afetar vários sistemas do organismo e facilitar o aparecimento de outras doenças.


*Dr. Paulo Satiro (CRM 87174) é médico ortopedista especialista em coluna vertebral, pós-graduado pela Universidade Federal de São Paulo. Membro titular da Sociedade brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), e da Sociedade Brasileira de patologia da Coluna Vertebral (SBC). Membro da sociedade americana de coluna (NASS). Realiza tratamento de patologias da coluna vertebral incluindo cirurgias abertas e minimamente invasivas. Estagiou no Twin Cities Spine Center em Minneapolis. E no Coral Gables Hospital Children em Miami (USA). Dr. Paulo Satiro – (11) 3097-9881

http://www.incorporativa.com.br/mostranews.php?id=6199

Ver mais SAÚDE

 

..