ORIGEM DA VIDA (12/11/2006)

 

Hoje sabemos que os seres vivos não foram criados seis mil anos atrás por um ser sobrenatural, mas a vida existe há bilhões de anos. Experimentos científicos já mostraram como pode ter sido o início da vida em nosso planeta.

"Em 1953, um jovem químico americano da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, tentou reproduzir em laboratório as condições iniciais para a vida. Ele juntou compostos químicos que se acreditava existir na Terra primitiva com um ingrediente fundamental: eletricidade. O cientista é Stanley Miller [nascido em 1930]...

Marcelo Gleiser pergunta a Stanley Miller o que ele pôs dentro dos tubos que simulavam a atmosfera primitiva da Terra. Ele conta que misturou água, hidrogênio, amônia, gás metano e gás carbônico. Era o que existia em abundância nos primórdios do nosso planeta. Apenas matéria inorgânica. Stanley Miller imaginou um mundo primitivo com tempestades elétricas constantes. Por isso, aplicou uma corrente elétrica à mistura. O resultado da experiência foi surpreendente. A corrente elétrica fez com que os compostos se reagrupassem, dando origem a aminoácidos. Aminoácidos são compostos essenciais que existem em todos os seres vivos. Vinte e dois aminoácidos compõem a matéria-prima da vida, o código da vida, presente em cada célula de cada ser vivo. Com essa experiência, Stanley Miller demonstrou que é possível, no laboratório, formar as moléculas que compõem todos os seres vivos" (Fantástico, 22/10/2006).

"Pouco tempo depois, em 1957, Sidney Fox submeteu uma mistura de aminoácidos secos a aquecimento prolongado e demonstrou que eles reagiam entre si, formando cadeias peptídicas, com o aparecimento de moléculas protéicas pequenas"
(http://members.tripod.com/~netopedia/biolog/origem.htm).


Química formando vida

Depois das provas que temos de que a vida existe a bilhões de anos, e não apenas seis milênios como diz a bíblia, podemos dizer que o impossível é vir à existência espontaneamente um ser perfeito onipotente, onisciente, como o deus que o mundo prega. Mas surgir vida de forma mais primária de matéria inanimada já está evidenciado, pelas experiências de Stanley Miller e Sidney Fox. Não temos todas as respostas para todas as perguntas; entretanto, há base suficiente para acreditarmos que a vida surgiu de forma elementar e se aperfeiçoou ao longo de milhões de milênios. Os fósseis corroboram essa evolução.

 

Ver mais CIÊNCIA...
 

..

.