MINEIRO NÃO DIZ ... MINEIRO DIZ ...

 

MINEIRO não chama a POLÍCIA, chama 'USZÔMI'.  Mineiro não sente agonia, ele sente gastura.Mineiro não diz como vai, diz cumé que cê tá.  Mineiro não fala afasta, diz arreda. Mineiro não para no semáforo, para no sinal. Para o mineiro as cosas não estragam, tá ruim. Mineiro não come pão francês, como pão de sal. Mineiro não chupa tangerina, chupa mixirica. Mineiro não acha alguns alimentos sem açúcar, acha sem doce. Mineiro não lava com esponja, lava com bucha. Ser mineiro é dizer uai e ser diferente; é ter marca registrada, é ter história.  Se você tambémé mineiro, repasse. Mineiro está certo, mineiro tem razão.

(Fonte: Facebook)

 

E o mineiro, muitas vezes, tem razão:

O Dicionário define gastura: s.f. Bras. Comichão, prurido.   Inquietação nervosa, aflição, mal-estar.

E o que é o pão francês, senão um pão de sal? É o pão mais simples da padaria.

Mixirica (ou mexerica) existe de várias espécies, uma delas é a tangerina.

Semáforo (também conhecido popularmente como sinal, sinaleira e farol (português brasileiro) ou sinal luminoso (português europeu) é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres (português brasileiro) ou peões (português europeu) nas grandes cidades em quase todo o mundo.

Cume qui cê ta” (como é que você está) é mais apropriado do que “como vai”; pois a pergunta se refere ao estado do interlocutor.  É dizer como o inglês: “How are you?” (Como está você?).

O Dicionário Virtual define Arredar: v.t. e v.i. Afastar, desviar, remover para trás. Arredar pé, distanciar-se. V.pr. Afastar-se, apartar-se. (http://www.dicio.com.br/arredar/)

Dizer sem doce é mais apropriado, já que não se adoça somente com açúcar, mas várias outras substâncias.

Alpendre é um tipo de varanda.  “s.m. Pequeno telhado saliente acima de uma porta, de uma janela, para abrigar do sol, da chuva, ou para servir de ornato; telheiro” (http://www.dicio.com.br/alpendre/).

 

Ver AJUDA GRAMATICAL

 

..

.