O COMPLEXO GÊNERO DAS PALAVRAS


O gênero das palavras quase sempre está trazendo dúvidas. Isso, porque nem sempre tem uma lógica incontestável.

 

Para começar, tomemos com exemplo palavra e vocábulo.  Quer dizer a mesma coisa, mas palavra está no gênero feminino e vocábulo está é do gênero masculino.

 

Quando passamos de uma língua para outra também podemos ver troca de gênero.  O nosso computador vira uma computadora quando  está em espanhol.

 

Como cada língua, comportando muitas exceções, tem uma forma de desinência como regra para cada gênero de palavras, a nossa traz palavras masculinas terminadas com o e femininas terminadas com a.   Aí as pessoas tropeçam nas exceções, como grama (unidade de peso) que é do gênero masculino, e libido, que é do gênero feminino. (Libido em latim era simplesmente desejo. Hoje se aplica ao desejo sexual).   O curioso é que quanto mais se explica, mais se mostra a confusão dos gêneros.  Por que a libido é o desejo?

 

Não existe uma regra obrigatória para gênero, podendo algo de um gênero em uma língua ser do outro em outra, e até animais machos podem ser designados no gênero feminino, por exemplo, a onça.  E há também pessoas do sexo masculino que se vêem no gênero feminino. Mas isso aí já pertence a outro tema, bastante polêmico.

 

Em uma língua que tem quase todos os substantivos masculinos terminados em  o e os femininos em a, temos que prestar bastante atenção nas exceções.  Pois nem sempre há explicação clara para algo ser masculino ou feminino.

 

Ver mais AJUDA GRAMATICAL

 

..

.