.

 

FALHA DE COMUNICAÇÃO

.

 

Erros de comunicação


1- Um dentista recém formado decidiu iniciar sua carreira numa cidade do interior do Amazonas, movido pelo idealismo de ajudar uma população carente.
Cônscio de suas responsabilidades, procurava dar orientações e exemplos práticos a fim de orientar seus pacientes sobre os cuidados que deveriam ser tomados para evitar hemorragia após a extração de dentes.
Assim, entre outros conselhos, invariavelmente citava: “nada de café quente na boca”.
Qual não foi sua surpresa quando um de seus pacientes apareceu no dia seguinte à extração com a boca toda inchada.
Ao lhe perguntar o que tinha acontecido, ele respondeu que não sabia, pois tinha feito direitinho tudo o que o doutor havia mandado: “enchi a boca de café quente e fui nadar”...
 

Antídoto: Antes de se comunicar com pessoas de ambientes culturais diferentes do seu, procure se familiarizar com os usos costumes da localidade, a fim de evitar termos que podem ter conotações distintas.

2- Um governo resolveu instalar um sistema de medição e controle de abalos sísmicos, com cobertura nacional.
O então recém-criado Centro Sísmico, poucos dias após entrar em funcionamento, já detectou que haveria um grande terremoto no Nordeste do país.
Assim, enviou um telegrama à delegacia de polícia de uma das cidades da região.
Teor da mensagem:
• Intenso movimento telúrico em sua região.
• Provável abalo sísmico superior ao nível 6 da escala Richter .
• Epicentro em sua zona, a 3km da cidade.
• Tomem medidas urgentes e nos mantenham informados dos acontecimentos."

 

Somente uma semana depois, o Centro Sísmico recebeu um telegrama-resposta.
Teor da Resposta:
• "Aqui é da Polícia de Icó e informamos que:
• O movimento telúrico foi totalmente desbaratado.
• O tal de Richter tentou fugir a galope no cavalo sísmico, mas foi abatido a tiros.
• As zonas foram todas fechadas e as "primas" estão presas.
• O Epicentro, bem como, seus irmãos Epifânio e Epicleison foram detidos para interrogação.
• Não respondemos antes porque houve um baita terremoto por aqui.


Antídoto: o uso de terminologia técnica só se justifica quando a comunicação ocorrer entre pessoas que partilham dos mesmos códigos.  Ao se comunicar com leigos, os especialistas devem “traduzir” suas mensagens para um vocabulário menos rebuscado para se fazer compreender.

3 – Mensagem empresarial:
De: Diretor Presidente
Para: Gerente
Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17 horas, o cometa Halley passará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão dirigir-se ao refeitório, onde será exibido um filme-documentário sobre o cometa Halley.


De: Gerente
Para: Supervisor
Por ordem do Diretor Presidente, na sexta-feira, às 17 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos de capacete de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.


De: Supervisor
Para: Encarregado de Produção
Na sexta-feira, às 17 horas, o Diretor, pela primeira vez em 76 anos, vai aparecer no refeitório da fábrica para filmar a Banda Halley, o famoso cientista nu e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois será apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da fábrica.


De: Encarregado de Produção
Para: Mestre
Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fábrica na próxima sexta-feira, às 17 horas, pois o Diretor manda-chuva e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir pro refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.


De: Mestre
Para: Todos os Funcionários
Na sexta-feira, o chefe da Diretoria vai fazer 76 anos, e liberou geral pra festa, às 17 horas no refeitório. Vai estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto até no pátio, mesmo com chuva.
Antídoto: Quando uma mensagem tiver que percorrer muitos elos de uma cadeia de comunicação, a probabilidade de ocorrerem distorções é muito alta. Seja pelo subjetivismo que faz com que as pessoas tendam a valorizar aspectos diferentes de uma mesma informação, seja pelo famoso princípio de “quem conta um conto, aumenta um ponto”. Assim, qualquer que seja o canal utilizado para a transmissão de uma mensagem, vale checar se o que foi recebido confere com a intenção original.
 

Ver mais sobre  AJUDA GRAMATICAL

 

..