COMO ENGANAR A FOME AO ABANDONAR O CIGARRO -- 03/10/2006

E você não consegue controlar a tentação de beliscar alguma coisa entre as refeições, tenha sempre à mão alimentos que, normalmente, não combinam com o cigarro:

- Uma maçã, um iogurte desnatado, água gasosa, água com gotinhas de limão ou de limadapérsia, suco de tomate ou leite.

Coisas para mascar ou mastigar bem tiras de cenoura ou de aipo, pepino pequenino em conserva, feita com pouco sal e sem açúcar, chicletes sem açúcar, balas de alcaçuz, cravodaíndia, pastilhas dietéticas aromatizadas (não esqueça que as balas de alcaçuz em excesso podem elevar a pressão).

Duas bolachas no lanche ou uma gelatina dietética, ou então uma sobremesa preparada com adoçante.

Chás de menta, camomila, ervadoce ou uma mistura de ervas tranqüilizantes, como valeriana officínalis, anthemis nobílis e passiflora.

Todos são melhores que o chápreto, que contém cafeína, poderoso excitante.

É verdade que em certas horas é incontrolável a vontade de fumar. Mas os alimentos podem ajudar, sem engordar.

Antes do almoço, por exemplo, por volta das 11horas, surge o primeiro momento crítico. Experimente, então, chicletes, pastilhas, uma maça ou ovo cozido.

Após o almoço ou o jantar, elimine o cafezinho, pelo menos nas primeiras semanas de desintoxicação. Além de aumentar a ansiedade por sua dosagem de cafeína, desperta interesse pelo cigarro. Um truque para resistir à tentação não permaneça indefinidamente à mesa. As sim que terminar a refeição, escove os dentes com um dentifrício bem aromatizado, para apagar o gosto dos alimentos, um natural estimulante do cigarro.

Nos primeiros 15 dias, após deixar de fumar, tente reduzir seus compromissos sociais, principalmente coquetéis e jantares formais. (Brasília em Dia, 8 de julho de 2006).

Ver mais DROGAS
 

Ver mais SAÚDE

..