A DIFERENÇA ENTRE DROGAS E ALIMENTOS

 

Pelo que se vê e ouve na mídia, grande parte do povo acha que droga é só maconha, cocaína e craque.  Mas droga abrange muito mais que isso.  Droga tem uma característica bem marcante que a distingue de alimento ou outra substância. A formação de dependência.   Você enjoa do alimento, mas nunca da droga.

Até os que já estão em estado muito avançado de dependência, ao serem entrevistados sobre o começo do uso de drogas, dizem que começaram com maconha. Nunca ouvi um dizer que tivesse começado com tabaco. Eles acham que tabaco não é droga. Se a característica essencial de toda droga é criar dependência, não é difícil definir se uma coisa é ou não droga.

Por mais que você goste de um alimento ou bebida, se comê-lo muito, você se sente saturado dele e o deixa de lado pelo menos por algum tempo.

Com a droga é diferente: quanto mais você a usa, mais tem desejo de usá-la e cada vez mais necessita de uma dose maior para satisfazer-se. Quando ela falta, você tem sensações as mais desagradáveis. Isso é a dependência. E o caminho de volta para o estado livre é sempre muito difícil.

 A droga tira a sua capacidade natural de viver bem. Quando você fica dependente dela, a vida sem ela fica insuportável. Mas, com ela sua vida fica mais curta, e ela não lhe dá somente o prazer: você tem que suportar seus efeitos colaterais, que lhe custam muito caro.  O alimento é agradável enquanto seu organismo precisa dele. A droga condiciona o organismo para que ele não funcione sem ela e precise dela cada vez mais.

Ver mais sobre
DROGAS

 

..

.