Por que 1º de abril é o dia da mentira?

 

“A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos  (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o ano-novo era comemorado em 25 de março, com a chagada da primavera.  As festas, que incluíam torça de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril.  Em 1562, porém, o papa Gregório XIII (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão – o chamado calendário gregoriano – em que o ano-novo caía em 1º de janeiro.  O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data. Alguns gozadores começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores adeptos do calendário anterior – apelidados de ‘bobos de abril’ – presentes estranhos e convites para festas inexistentes.  Com o tempo, a galhofa firmou-se em todo o país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para o mundo.” (Superinteressante especial “MUNDO ESTRANHO 2”, dezembro/2001, pág. 32).

 

Veja abaixo uma série de 

TRUQUES FEITOS PARA VOCÊ VISITAR PÁGINAS INVOLUNTARIAMENTE

Eu não pus os vínculos de entradas dos banners para você conferir,  porque essas páginas já foram substituídas por outras com outras formas de enganos.     Mas eles podem surgir novamente em outros lugares.

Não é enquete nenhuma! É apenas um banner para levar você a uma página, não importa onde você clique. Se você for curioso e não souber que é um truque, ainda que não vote, irá querer ver o resultado.
Clicando em "Sim", "Não", "Votar", ou "Resultado", você estará abrindo a página.

Certa vez encontrei um que perguntava em qual equipe Airton Sena ganhara o primeiro prêmio de fórmula Um.  Dessa vez, pensei que fosse pelo menos uma página ligada ao esporte, mas nem de esporte ela tratava. 

Se você tiver curiosidade de ver o texto todo, você clica na barra para rolar o texto, mas se engana, porque é apenas um banner para você chegar à página.  Se você não quer saber nada disso e vai fechar a janela pop up clicando em "Cancelar", você simplesmente estará abrindo a referida página.   O "Número de vagas limitdas" nunca acaba.   

Seu computador não será desligado nada.  Simplesmente, se você acreditar e e clicar em "Cancel" para que seu computador não seja desligado, você estará fazendo mais uma visita à página do autor do banner.  

Você acredita que irá ganhar tanto dinheiro?
Se clicar em "Cancelar", não estará cancelando, mas estará visitando a página que oferece tais vantagens. Não importa onde você clique, você estará abrindo a página.  Vá ao "X" do canto direito superior da janela.
Alguns banners contêm também um "X" (próximo exemplo) para enganar os internautas. Felizmente eles não conseguiram eliminar o "X" que realmente fecha, o do canto superior.

Que você responda "Sim", "Não", ou clique em "Cancelar", ou clique no "X", de qualquer forma, você estará visitando a página vinculada ao banner.  Você só conseguirá fechar a janela clicando no "X" do canto superior direito da janela, que aparece acima do "x" do banner.

Certa vez acessei uma página erótica e, quando fui fechá-la, apareceu um script, onde li: "QUER SAIR DO SITE?  -  SIM - NÃO".   Sem prestar atenção, cliquei em sim.    Quando fui abrir uma nova janela, ao invés de abrir a minha página, surgiu aquela página do script.    Fechei-a e observei que a pergunta em letras grandes havia sido adicionada para enganar o internauta, mas a verdade estava em letras bem pequeninas: "Quer que esta página seja a inicial do seu browser?".
 

Quando você encontrar cadastradores de páginas em  três mil, dez mil, oitenta mil sites de busca, desconfie também.
Alguns aparecem por um tempo na rede e somem após enganar muitas pessoas.
Certa vez recebi até uma lista de aproximadamente trezentos sites em que o meu seria cadastrado.  Como o número não era tão alto, parecia até ser verdade.
Após fazer uma consulta, vários deles não existiam e muitos eram desses que captam automaticamente as páginas, como Cadastro Geral, Google
, LYCOS , Náufragos, Radix, TODOS BR, Yahoo, etc.
Cuidado também com os vendedores de bancos de e-mails.              

  1º de abril de 2009

 

Ver mais CONHECIMENTOS GERAIS

 

..

.