DEZ DICAS DE ALIMENTAÇÃO
(MAGNO MIRANDA, Nutricionista)
(07/04/2009)
 

1. Faça seis refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, lanche da noite e ceia), em horários determinados e com moderação. Evite pular refeições. Nunca fique mais que 3 a 4 horas sem comer.

2. Beba aproximadamente 2 a 3 litros (cerca de 10 copos) de água por dia. Evite o excesso de líquidos durante as refeições. Reduza o consumo de álcool e refrigerantes, prefira sucos naturais.

3. Aprecie a sua refeição e coma devagar. Procure consumir alimentos em ambientes calmos, sem pressa e mastigando-os bem. O corpo precisa de um tempo mínimo para enviar uma mensagem ao cérebro de que a fome está sendo saciada.

4. Procure aumentar ingestão de frutas, consumindo cerca de 3 a 4 porções ao longo do dia.

5. Procure consumir mais vegetais folhosos diariamente, pois além de serem ricas fontes de fibras, aumentam a sensação de saciedade. Coma leguminosa pelo menos uma vez por dia, no mínimo quatro vezes por semana.

6. Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras em geral, salgadinhos, margarina, manteiga.

7. Reduza o consumo de bolos, biscoitos, doces e outros alimentos ricos em açúcar. Eles apresentam grandes quantidades de calorias em forma de açúcar e gordura e são pobres de vitaminas e minerais.

8. Lembre-se que a alimentação ideal combina com a substituição de frituras por cozidos, assados ou grelhados, além da inclusão de saladas. Como sobremesa, o melhor é optar pelas frutas.

9. Evite comer assistindo à televisão. Quando estamos distraídos não mastigamos corretamente, não prestamos atenção no sabor dos alimentos e acabamos comendo rápido e mais que o necessário.

10. Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa. Além de provocar um aumento na pressão arterial, contribui também para retenção de líquidos no organismo.

(Revista Encontro, jan/2007, pág. 24).

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