.

 

DEPOIMENTO DE UMA EX-FUMANTE

 

"Parei de fumar e minha vida continua normal. Não pense que não tenho vontade.  A diferença é que agora sei que a vontade vem e em um minuto ela vai embora. Cigarro saiu de moda! E mais, cigarro retém líquido, incha, escurece e aumenta as olheiras, deixa a pele cinza e suja, cheiro ruim e gosto esquisito na boca. Na adolescência, fumar me deu liberdade. Parar de fumar me deu poder. Alexandra Farah" (Revista Vogue, julho/2009,pág. 132).


Mais do que isso:

 

"Fumantes têm mais rugas
De acordo com pesquisa, realizada na Santa Casa de São Paulo, os fumantes têm rugas mais pronunciadas do que os não fumantes, 90% e 52%, respectivamente. Segundo o coordenador da campanha, dr. Marcus Maia, a pele de quem fuma fica mais envelhecida porque a nicotina chega à pele pela parte interna e lesa as fibras de sustentação causando verdadeiros vincos cutâneos.
“A expressão clínica das alterações cutâneas causadas pelo tabagismo foi evidenciada por vários trabalhos. A face do tabagista é definida por aparência acinzentada da pele, com rugas, vincos, linhas nos cantos dos olhos, ao redor dos lábios, numerosas linhas superficiais nas bochechas e região mandibular, proeminência óssea, aprofundamento das bochechas e atrofia da pele”, explica. Além disso, fumar causa mais alterações na face do que o sol excessivo. " (http://www.clinicaunna.com.br/?content=7&n_id=21)

 

Ver mais sobre O TABACO

 

..