.

O COMPUTADOR -- 18/06/2001

.

A importância atual do computador é tão grande, sua utilidade é tão abrangente, tão vasto é o seu campo de atuação, que seria difícil encontrar entre as grandes invenções algo a ele comparável. Da dissecação atômica à observação astronômica, o cérebro eletrônico desempenha papel importantíssimo, pode=se dizer, é imprescindível. Surgiu para possibilitar feitos extraordinários e aprimorar tudo que já coroava de glória o mundo científico, vindo a aumentar copiosamente a produtividade em todas as áreas da indústria, do comércio e dos serviços.

A fala foi, das criações do homem, a que o apartou definitivamente das outras almas viventes do nosso pequeno corpo celeste. A escrita foi o passo primordial para o acúmulo e a transmissão de experiências através dos tempos. A imprensa de Gutenberg popularizou a cultura, tornando mais acessível ao público a informação. O telefone, o rádio e a televisão encurtaram as distâncias, tornando-nos mais próximos dos que se acham do outro lado do globo. O computador, por sua vez, veio agigantar todos esses benefícios, imprimindo precisão, agilidade, segurança, resultando comodidade antes inimaginável.

Na era da velocidade, em que vivemos, com tal superpovoamento, seria incogitável o funcionamento de uma rede bancária sem o computador. Mas, longe de se limitar aos grandes empreendimentos, a inteligência artificial já chegou até ao âmbito doméstico. Inteligência artificial é definição inaceitável para alguns. Todavia, não é nenhum exagero, considerando-se fatos como a recente derrota do campeão mundial de xadrez frente à supermáquina Deep Blue.

Com a vertiginosa capacidade de cálculo e transmissão instantânea de dados e a incrível precisão nas operações, o computador está nos modernos laboratórios revolucionando a microscopia, viabilizando a decodificação genética, monitorando as mais delicadas cirurgias e muito mais; na indústria, vem tornando a produção mais perfeita e econômica; nos supermercados e lojas, está agilizando sobremodo o atendimento; no setor gráfico, o mais agraciado, pela facilidade de redimensionamento e alteração de formato das letras, bem como a troca de posicionamento dos textos e figuras, produz resultados magníficos em beleza e redução de custos, deixando no esquecimento as cansativas montagens de textos que precediam as filmagens para elaboração dos fotolitos, que tornavam a produção gráfica lenta e dispendiosa; nos serviços de contabilidade, com a impressionante velocidade de cálculo e conferência de dados, multiplica a eficiência do contabilista; no escritório do advogado, é incomparável instrumento de consulta legislativa, jurisprudencial e doutrinária, entre outras facilidades que proporciona; no serviço público, em suas diversas áreas, amplia a viabilidade de maior transparência e eficiência e do controle dos atos dos seus numerosos agentes; enfim, em qualquer empreendimento, avulta as probabilidades de sucesso. Veículos modernos são computadorizados, para a maior tranqüilidade dos motoristas; elevadores de edifícios já dispensam ascensoristas, substituindo-os pelas mensagens informatizadas; agendas eletrônicas são capazes de lembrar seus usuários, na devida hora, de seus compromissos; até os eletrodomésticos já contam com a memória eletrônica, capaz de evitar acidentes decorrentes da distração de seus operadores.

O progresso científico na identificação das enfermidades e suas causas, bem como na elaboração de meios de tratamento delas, é fascinante, graças a esse poderoso aliado. O intrincado funcionamento do nosso cérebro está aos poucos sendo desvendado e cada vez mais imitado artificialmente em decorrência desse portentoso invento humano.

A produção em série em toda indústria é controlada de forma cada vez mais eficaz e os projetos ganham em perfeição e economia. Aliás, economia é uma das mais marcantes características da computação. A propaganda e o comércio dos produtos se aprimorou e barateou admiravelmente.

Na área criminal, a antes morosa análise datiloscópica tornou-se rápida e mais precisa, sendo o computador a grande contribuição para a identificação de criminosos.

No campo tributário, mais fácil está a descoberta de fraudes e o rastreamento dos sonegadores através do avançado cruzamento de dados, viabilizado pela memória artificial.

O mundo cinematográfico, que se alimenta prioritariamemente de cenas que vão além da capacidade dos atores, ganhou, com a aprimorada computação gráfica, o que há de mais evoluído em efeitos especiais, contando outrossim com considerável redução de dispêndios.

As editoras de revistas e jornais, cujo sucesso depende em boa parte da rapidez de sua divulgação, encontraram o instrumento mais adequado para atingir com êxito seu alvo.

Até as mais simples correspondências obtiveram ganho substancial em tempo, correção e economia, com a substituição das antigas máquinas datilográficas pela nova máquina, capaz de imprimir fotografias e simplificar as correções e a estética textual.

Veículo de comunicação por excelência, a Internet, gigante rede mundial de computadores, é hoje a nossa suprema fonte de pesquisa e troca de informações. Graças a ela, você pode, sem sair de casa, consultar preços, fazer suas compras, movimentar sua conta bancária, conversas com pessoas desconhecidas, copiar textos e imagens das mais variadas matérias provenientes de sites até do outro lado do mundo, divulgar suas obras e conhecer as dos outros.

Posto seja gigantesca a dispensa de mão-de-obra em todos os setores contemplados com a primorosa invenção, ela abre novos horizontes no mundo do trabalho, e, se esse progresso fosse acompanhado de legislação trabalhista no sentido da minoração das jornadas laborais, mais espaço teríamos para o lazer, e o mundo só teria a ganhar com essa maravilha tecnológica, que é o computador.

Ver mais AJUDA GRAMATICA

..